terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Oficina de Políticas Públicas para Mulheres!


Prezadas, 

Convidamos a todas para participarem da Oficina sobre Políticas Públicas
Será realizada no dia 09/03/2012, das 13h as 17h
Local: SOFIA – Centro de Estudos – 
Rua da Estação, 77 – Escada, Subúrbio Ferroviário.
Tel: 71-33984336


                                             Convite



Organizadoras: Ladailza Gonçalves e Joselita Santana

Realização: Rede de Mulheres pelo Fortalecimento do Controle Social das Políticas Públicas.

Encaminhar ficha preenchida para lada.gt@hotmail.com  
A/c: Ladailza Gonçalves ou Joselita Santana 


Contamos com a participação de todas!!! 
Um forte abraço amigas!
Um ótima semana a todas!! 



 

Acessibilidade é uma luta nossa!!

Prezad@s Amig@s, 

A falta de acessibilidade e o preconceito contra pessoas com deficiência é um problema nosso!

As pessoas com deficiências são nossos amigos, familiares, vizinhos e fatalmente pode ser qualquer um de nós um dia!! Uma sociedade só é saudável e justa quando TODOS tem seus direitos respeitados e necessidades atendidas!! 

A luta é grande e é nossa!! Texto muito bom!! Leitura obrigatória!! Um forte abraço amig@s!!

Link para o texto de Luiz Carlos Suíca! 

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nós podemos!!!



Nós podemos!!



Transformar as mulheres para mudar o mundo! 


Transformar as pessoas para mudar o mundo e a vida das mulheres!


Um semana produtiva a tod@s!! 


Muita paz e união!! 


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

I Encontro pela Autonomia e Emancipação Política das Mulheres Negras e da Periferia de Salvador

A Rede de Mulheres da Bahia reune-se no dia 11/02/2012 para discutir o planejamento da atividade do Março Mulher  - I Encontro Pela Autonomia e Emancipação Politica das Mulheres Negras e da Periferia de Salvador. 


Esta atividade tem como objetivo proporcionar uma maior integração, interação e discussão das mulheres da periferia com o processo democrático  participativo, onde a garantia dos direitos deve ser respeitada como um fator primordial e igualitário. 

Para isso, realizaremos atividades de sensibilização, com oficinas preparatórias, visando uma maior aproximação de nós  mulheres e consequentemente uma participação mais ativa nos encontros, com esclarecimento sobre cidadania e o processo democrático de direito. Enriqueceremos o trabalho com entrevistas em cinco pontos estratégicos do subúrbio ferroviário e periferia de Salvador, para diagnosticar motivos de ausência na discussão sobre autonomia e política e identificar as necessidades para uma maior autonomia das mulheres e participação ativa no processo político. 

O Encontro será a culminância da ação quando reuniremos cerca de 150 mulheres das comunidades envolvidas para discutir as questões que mais afligem as comunidades e as  consequências da perversidade política, responsável pela exclusão e violência que vem se alastrando nas comunidades de periferia.


Participam da organização do Encontro as seguintes instituições da sociedade civil:


Associação Comunitária Creche Felicidade
Associação Renascer Mulher
Creche Zélia Ribeiro
Espaço Quilombo
Fórum Nacional de Mulheres Negras
Fórum de Entidades do Subúrbio
Fórum de Participação Popular de Plataforma
Ginga Movimento de Mulheres do Subúrbio
GRUCON Grupo de União e Consciência Negra
Instituto Mercado Solidário Bahiano
Mulheres do Calafate
Sofia Centro de Estudos




Acreditamos que juntas podemos muito mais! A nossa forçé e sempre será a nossa união!


Muita paz, força e união a todas!! 


Axé da Rede de Mulheres! 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Supremo Tribunal Federal vota para aprovar que agressão contra a mulher é uma violação dos direitos humanos e deve ser julgada sem representação.



Amig@s e Companheir@s,


É um absurdo que nosso Supremo Tribunal Federal, o Estado, e nossa sociedade precise aprovar que agressão contra a mulher é uma violação dos direitos humanos, que agressão leve contra uma mulher também é uma agressão e que agressores possam se julgados mesmo sem representação.


Nosso mundo e nossas leis de convivência foram criadas de cabeça para baixo, na contra-mão da evolução, por pessoas ignorantes e machistas e nós temos que ter a coragem de mudar!


Muitas mulheres temem denunciar seus agressores e de se exporem por medo de retaliação do agressor. A falta da denúncia de acordo com as leis brasileiras impede a justiça de julgar e condenar muitos agressores e potenciais assassinos. 


Segundo a Procuradoria Geral da República, MPF: 
“Condicionar a ação penal à representação da ofendida é perpetuar, por ausência de resposta penal adequada, o quadro de violência física contra a mulher e, com isso, a violação ao princípio da dignidade da pessoa humana”. 


É revoltante que após sermos agredidas, espancadas temos que nos expor ainda mais. Infelizmente em nossas sociedade onde nossas ações são regidas por leis, a denúncia no momento é necessária para que possamos fazer punir agressores e evitar mortes. Muitas mulheres sentem-se seguras e encontram todo um ambiente e aparelhos de proteção para seguir em frente com uma denúncia e julgamento de seu agressor muitas vezes seu próprio pai, marido ou amigo próximo. Mas a maioria das agredidas, dependentes emocionalmente e economicamente, moradoras da periferia e sem equipamentos de proteção que lhe ofereçam segurança, não realizam a denúncia ou dão prosseguimento a um processo de julgamento, e estão diariamente expostas a todo tipo de violência e arriscando suas vidas e a de suas crianças. 


Todo esse ódio e agressão nos fere da mais íntima forma, a vontade é de gritar, de chorar e de nos perguntar, por quê? Por medo, por falta de amor próprio, por ganância, pelo prazer do poder e da opressão de muitos homens.  Muito triste!


Porém temos que continuar lutando, estudando e buscando mudar estas leis, porque a VIDA é muito linda, realizar sonhos e curtir diferentes prazeres, ter autonomia, ajudar as pessoas, ter família e amigos, formar uma família, e vencer este machismo ignorante que vem nos perseguindo a séculos, vale muito a pena!!


Hoje, 8 de fevereiro de 2012, o STF vai votar se os responsáveis por crimes de violência doméstica contra mulheres devem ser processados mesmo sem representação. A ação, quer aprovar que a violência doméstica viola os direitos humanos e não pode ser tolerada pelo Estado em hipótese alguma. Inacreditável!!


Vamos acreditar que o STF aprove esta ação!


Muita PAZ!


Leiam a notícia na página da  Vi o Mundo!!