domingo, 25 de novembro de 2012

Encontro Águias Negras


A Rede de Mulheres realizou de 15 a 17 de novembro, o I Encontro de Formação de Mulheres e Lideranças em Controle Social e Políticas Públicas, quando foi possível analisar os conceitos relacionados ao controle social, e entender melhor o funcionamento da máquina pública e o papel do Estado e da Sociedade Civil na implementação de políticas públicas. 

Nesta ocasião, tivemos um aprendizado muito importante ao discutir como muita/os de nós somos criada/os como galinhas mas já nascemos águias.

Assim, abriremos nossas asas e voaremos!!


Confiram mais fotos no link Encontro Águias Negras.

Abaixo a história que inspira a nossa luta, escrita por James Emman Kwegyir Aggrey um intelectual, missionário e professor, nascido em Ghana, África

A Águia e a Galinha 

"Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.
Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

– Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
James Aggrey
– De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.– Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
– Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como
águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
– Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
– Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
– Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
lhe:
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-
-Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
– Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
– Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe !
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para
o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou... voou.. até confundir-se com o azul do firmamento... "
E Aggrey terminou conclamando:
– Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos. Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar."

Muita paz, axé e fé e muito vôos de sucesso a tod@s nós em 2013! 


domingo, 11 de novembro de 2012

Mulher Negra no Poder!

 

Nós, da Rede de Mulheres pelo Fortalecimento do Controle Social das Políticas Públicas, no exercício de nossa cidadania, queremos parabenizar aos eleitos e eleitas neste pleito de 2012. Nós, já nos sentíamos vencedoras por ver a nossa luta contemplada, pelo maior acesso de mulheres a prefeituras na Bahia, pelo acesso de lideranças negras a cargos de decisão no poder municipal e porque teríamos em nossa capital uma mulher negra ocupando a vice-prefeitura.
 
O exercício de democracia que observamos aqui em Salvador foi um exemplo de cidadania, onde a vontade da maioria prevaleceu e precisa ser respeitada e acompanhada nos proxímos quatro anos. Fica o nosso desejo pautado no compromisso de desempenhar o nosso papel como mulheres negras e da periferia, continuar qualificando nossa participação tentando exercer plenamente nossa cidadania e protagonismo político.
 
Nós temos uma mulher negra no poder municipal de Salvador que tem a responsibilidade de representar toda a população de Salvador, mas também as mulheres negras e de periferia, o segmento historicamente mais pobre, discriminado e explorado deste país. A sua presença na Prefeitura de Salvador, pode favorecer uma maior participação e poder de decisão para muitas mulheres. Para isso, nós precisamos estar presentes exercerdo nossa cidadania e controle social para que esta distribuição regional de poder inclua as periferias de Salvador.
 
Nesta luta histórica de superação e resistência porém, queremos lembrar a todas/os que a eleição não é o fim e sim o meio, e que, enquanto formos parte desta Cidade temos que exercer esta tão almejada cidadania ativamente, antes, durante e principalmente após as eleições, já que o voto elege nossos representantes, mas não traz, por si só mudanças, o CONTROLE SOCIAL SIM tem o potencial de trazer mais igualdade e democracia para a gestão pública de nossa cidade.
 
Continuaremos firmes na luta para termos mais mulheres negras no poder. 
 
Vamos em frente, a Vitória é nossa!!!
 
Um forte afroabraço da Rede de Mulheres!!

sábado, 10 de novembro de 2012

Quanto Mais Controle Social Melhor!!

 

"Controle Social é a integração da sociedade com a administração pública, com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência"  (desconhecido)
 

É um direito constitucional nosso, amparada/os pela carta maior que rege o Estado Democrático Brasileiro, apresentar as nossas demandas, monitorar as políticas públicas que queremos executadas e conhecer bem os nossos representantes.



Artigo 1º da Constituição Federal

Parágrafo único
TODO PODER EMANA DO POVO, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

No dia primeiro de janeiro de 2013 inicia-se um novo período, quando o povo precisa exercer seu poder por meio de seus representantes, é neste momento que se inicia a participação importante do nosso grupo, que não pertence aos quadros partidários dos partidos políticos, e sim ao quadro social imenso que forma a sociedade civil, com autonomia política para bater palmas aos que proponham ações efetivas, para melhorar o quadro de decadência que vivemos com o aumento da desigualdade social e violência; ou criticar aqueles que querem ocupar o espaço do poder público apenas para, ter o orgulho de estar no “poder” e se beneficiar, beneficiar os seus, manipulando os recursos públicos de modo a repetir o mesmo comportamento que abominamos, desde os mais remotos tempos: a exploração do outro em beneficio próprio.

Bem, nós que estamos dedicando um bom tempo das nossas vidas para contribuir com a organização do controle social não podemos esquecer: “As mulheres e todos os segmentos historicamente excluídos do poder, interessa, de maneira singular, pensar criticamente a realidade para construir novas hegemonias que lhes permitam, coletivamente, empoderar-se e sair da situação de desigualdade em que se encontram.” (Autor desconhecido, 2012).

Visualizando a necessidade de contínuo investimento e  fortalecimento do controle social por mulheres negras e de periferia, a Rede de Mulheres organiza com o apoio da CESE e em parceria com o ODARA, o Projeto "Mulheres  Tecendo a Rede da Democracia Participativa" com o objetivo de formar mulheres e lideranças das periferias, em conceitos importantes sobre democracia, controle social, políticas públicas, orçamento público e gestão pública. O Gambá (Grupo de Ambientalistas da Bahia), o CIAGS ( Centro de Interdiscilinar de Desenvolvimento e Gestão Social - UFBA), já são presenças confirmadas.  

Paz e poder ao povo!!!

Um forte afroabraço a tod@s!!