Amig@s,
O voto é um direito que foi conquistado a duras penas, principalmente para mulheres, negros e pessoas pobres. Uma eleição só é anulada se mais de 50% dos votos forem nulos.
"O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que: Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias"
Ainda assim, mesmo que a maioria da população anule seu voto, existe o risco de não haver efeito nenhum, pois a Constituição considera apenas os votos válidos para eleger uma pessoa.
"A Constituição: A menção a voto nulo aparece na descrição de como se dá a eleição para presidente da República, no artigo 77, parágrafo 2º: Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos."
Voto nulo não é voto válido, não é protesto, não faz reforma política apenas anula a sua opinião.
O voto em branco é uma espécie de "tanto faz" por parte do eleitor, que cede seu voto aos candidatos que obtiverem maioria. SE AS PESSOAS CONSCIENTES anularem o voto ou votarem em branco, a eleição será decidida apenas pelos menos conscientes para votar!!
O nosso quadro político é tão vergonhoso que nos deprime e acabamos por perder a esperança de mudança. Mas, pensamos assim, nós temos decisões díficies a ser decididas nesta eleição. Acreditamos que a melhor forma de tornar este processo mais fácil é através da informação, da identificação de nossas necessidades e interesses públicos, comunicação destas demandas às/aos candidata/os, para que possam montar suas propostas baseadas em necessidades reais da população.
Após este momento de reflexão podemos então votar de acordo com o nosso melhor julgamento, acompanhar constantemente o trabalhos dos eleitos, acreditar em um futuro melhor e manter a esperança de mudança! Porque JUNT@S podemos construir muito para que os interesses públicos prevalecem os privados e possamos sim contribuir para uma sociedade mais justa para tod@s nós.
Precisamos pensar o VOTO CONSCIENTE como se a nossa vida, a vida de muitas outras pessoas, o nosso salário, nossa educação, nossa saúde dependesse dele. Não podemos subestimar esta ferramenta de cidadania e responsabilidade social. Votar é um desafio, exige dedicaçao, trabalho e tempo, mas é preciso! Pense, aja e vote consciente!
Se resolvermos votar nulo, votar branco ou votar consciente, o importante é nos informar, participar e pensar antes de tomar uma decisão. Não desperdiçe esse direito conquistado!! Voto consciente é responsabilidade, é cidadania, é poder e é mudança!
Vamos junt@s com fé e axé em busca da PAZ E JUSTIÇA para todos!!