domingo, 27 de fevereiro de 2011

TODO PODER EMANA DO POVO

Mas o povo não exerce o seu poder! 




A CONSTITUIÇÃO FEDERAL 


PREÂMBULO

        Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

TÍTULO I
Dos Princípios Fundamentais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:


I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.


Parágrafo único. Todo poder EMANA DO POVO, que o exerce por meio de representantes eleitos OU DIRETAMENTE, nos termos desta Constituição.

É fato que o Brasil jamais poderá se intitular um país democrático, enquanto qualquer segmento da população estiver excluída do exercício do poder. 


É fato que o povo precisa 
reconhecer-se dono do poder.


Nosso poder está na participação ativa, na discussão, no monitoramento das ações dos nossos representantes, no exercício da cidadania, no nosso poder de decisão, no nosso VOTO. Porém acima de tudo o nosso poder esta na UNIÃO, sem união não existe força, não existe luta e não existe VITÓRIA! 

Precisamos colocar as diferenças de lado, compartilhar nossos problemas e necessidades, e juntos buscar por soluções coletivas para a pobreza e a desigualdade. 

Precisamos participar dos grupos, das atividades, reuniões, audiências  em nossas cidades, exercer a nossa cidadania e fazer a diferença! 

Querer é poder, se queremos NÓS PODEMOS!!! 

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” 
Martin Luther King

4 comentários:

  1. E principalmente as mulheres que mesma sendo maioria da população brasileira ainda é excluída do poder, um poder machista, sexista, homofobico/lesbofobico e racista que impera na Bahia de todos “nós”...... Ou será de alguns!?

    ResponderExcluir
  2. Isto Rose, com certeza principalmente nós mulheres! Temos que nos unir, reconhecer todo poder que temos e exercer este poder a favor de todos mas principalmente a favor de mulheres e famílias que vivem na pobreza, totalmente excluídas da vida social e política deste país!

    ResponderExcluir
  3. Por favor, tirem esse "sob a proteçao de deus" do preâmbulo da constituição!

    O Brasil deve abraçar a laicidade! quantas barbaridades são cometidas aqui neste país contra as mulheres, os homossexuais e todos os desafortunados em nome desse deus? A mulher é massacrada, desrespeitada, pisoteada e morta porque os fanáticos religiosos acreditam que a ordem a imperar é a que vem desse deus!

    A constituição não foi escrita sob proteção de deus nenhum, foi escrita com as mãos do povo brasileiro, com o sangue daqueles milhares de cidadãos que lutaram pela democracia, defendendo o Brasil da tirania!

    A constituição foi escrita com a proteção do povo brasileiro!

    ResponderExcluir
  4. Luciana voce esta certissima! Infelizmente, foi assim que a Constituição foi escrita e por causa disto nos mulheres somos as que mais sofremos com as conseqüências deste fanatismo religioso. O ESTADO deve ser LAICO e governar para o beneficio das pessoas e nao para satisfazer os desejos de religiosos!!

    ResponderExcluir