domingo, 19 de agosto de 2012

O mito do voto nulo x voto branco!

Amig@s,

O voto é um direito que foi conquistado a duras penas, principalmente para mulheres, negros e pessoas pobres. Uma eleição só é anulada se mais de 50% dos votos forem nulos.
"O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que: Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias"

Ainda assim, mesmo que a maioria da população anule seu voto, existe o risco de não haver efeito nenhum, pois a Constituição considera apenas os votos válidos para eleger uma pessoa.
"A Constituição: A menção a voto nulo aparece na descrição de como se dá a eleição para presidente da República, no artigo 77, parágrafo 2º: Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos."

Voto nulo não é voto válido, não é protesto, não faz reforma política apenas anula a sua opinião.

O voto em branco é uma espécie de "tanto faz" por parte do eleitor, que cede seu voto aos candidatos que obtiverem maioria. SE AS PESSOAS CONSCIENTES anularem o voto ou votarem em branco, a eleição será decidida apenas pelos menos conscientes para votar!!


O nosso quadro político é tão vergonhoso que nos deprime e acabamos por perder a esperança de mudança. Mas, pensamos assim, nós temos decisões díficies a ser decididas nesta eleição. Acreditamos que a melhor forma de tornar este processo mais fácil é através da informação, da identificação de nossas necessidades e interesses públicos, comunicação destas demandas às/aos candidata/os, para que possam montar suas propostas baseadas em necessidades reais da população.
Após este momento de reflexão podemos então votar de acordo com o nosso melhor julgamento, acompanhar constantemente o trabalhos dos eleitos, acreditar em um futuro melhor e manter a esperança de mudança! Porque JUNT@S podemos construir muito para que os interesses públicos prevalecem os privados e possamos sim contribuir para uma sociedade mais justa para tod@s nós.

Se resolvermos votar nulo, votar branco ou votar consciente, o importante é nos informar, participar e pensar antes de tomar uma decisão. Não desperdiçe esse direito conquistado!! Voto consciente é responsabilidade, é cidadania, é poder e é mudança!

Vamos junt@s com fé e axé em busca da PAZ E JUSTIÇA para todos!!

3 comentários:

  1. Em Salvador temos constituído um grupo virtual, com um número considerável de pessoas, que eventualmente se encontra para refletir sobre a mais completa falta de opções para o pleito municipal desse ano à cadeira da prefeitura.

    Decidimos seguir o Ensaio sobre a Lucidez de Saramago e votaremos em 'branco'.

    Por quê não nulo?

    Por que não desejamos anular nosso voto, declarando uma suposta inadequação às novas tecnologias ou coisa que o valha.

    Queremos expor nossa completa falta de opção tanto à Esquerda quanto à Direita. E isso o faremos presencialmente. Faremos questão de ir até às urnas e presencialmente declararmos nossa insatisfação.

    Por isso o voto em 'branco'.

    O nome da campanha é #aperteobranco e aos poucos está tomando corpo. Não influenciará na eleição de forma definitiva, mas importantes militantes do setor de vanguarda não perfilarão as opções supostamente de Esquerda e isso é um dano e tanto.

    Futuramente, talvez PTs, PCdoBs e cia decidam melhor quais personagens escolher para nos representar. No PT baiano por exemplo, as prévias municipais praticamente não existirão.

    Se querem que nosso voto seja em brancos, votaremos no botão branco da urna eletrônica. Entendemos o recado.
    Enfim. #aperteobranco



    Qual seria a solução para Salvador diante do menu prefeiturável que ora dispomos?

    Aponte e te diremos por quê não votaremos em nenhum deles.

    Importante ressaltar que nossa demanda, enquanto a segunda cidade mais Negra do mundo, só sendo superada por Lagos, na Nigéria, diz respeito a questão racial. Portanto, votaríamos em umx candidatx Negrx, cujo projeto central seja a eliminação do racismo e a promoção da equidade sócio-racial.

    Não é possível que dentro dos partidos de Esquerda baianos não haja nenhuma liderança Negra com esse perfil, compreendem?

    Um dado a ser considerado é a frequência com que tem morrido jovens Negros nessa cidade. A cada fim de semana temos uma média de 28 mortes. Dado que supera estatísticas de guerras declaradas. Não é concebível que a sociedade só se sensibilize quando o assassinado provém da classe média. Estamos falando de Racismo Institucional na área de Segurança Pública nos dias atuais, correto?

    Podemos falar de outras áreas nas quais os racismos institucional e ambiental atuam vivamente nos dias de hoje, a exemplo de Transporte Público, Comunidade Quilombola sendo açodada e expulsa de territórios onde estão instaladas há mais de dois séculos, sob o silêncio da esquerda branca, estou errado?

    Resvalaríamos para Habitação, Saúde, Saneamento Básico e todas os outros campos das políticas públicas.
    Ou seja, nos dias atuais, na cidade do Salvador, estamos cada vez mais convencidos daquilo que Sueli Carneiro apontou lá atrás: "Entre a Esquerda e a Direita permanecemos Negrxs" e negligenciados em seus projetos.

    Por tudo isso, #aperteobranco


    Fonte:Campanha #AperteoBranco
    https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=446059032101072&id=445807328792909

    ResponderExcluir
  2. Companheiro,
    Nós respeitamos a opção das pessoas que após reflexão encontram seus motivos e decidem anular seu voto. Nós achamos os motivos da campanha #aperteobranco fortes e compreendemos a posição do grupo.

    Porém, acreditamos que mesmo em momentos difícies é preciso tomar uma decisão. Nós não temos somente a opção de partidos com candidatos "brancos". Existem outros partidos e coligações e inclusive um candidato negro concorrendo a Prefeitura de Salvador porque não, antes de decidir votar em branco ou nulo, procurar estes outros candidatos, comunicarmos nossas demandas, apontarmos formas de mudança e estabelecer um elo de comunicação.

    Nós sabemos que em toda candidatura muitas vezes existem interesses partidários que erroneamente superam os interesses públicos e coletivos. Por isso, precisamos estar mais presentes nestes espaços para diminuir este tipo de fênomeno anti-social. E uma das razões para este fênomeno político é que infelizmente muito de nós e muitos de nós negros não gostamos, não acreditamos em política, votamos por necessidade, votamos de forma inconsciente, votamos nulo, votamos branco sem analisar nossos motivos, e não estamos exercendo nosso controle, mesmo dentro dos partidos, ANTES das eleições.

    Nós acreditamos no poder do Controle Social e dentro desta crença, acreditamos que existem opções político-partidárias que mesmo que não sejam perfeitas no momento, podem se fortalecer e acabar por fazer um bom trabalho. Assim, optamos por comunicar nossas demandas, apontar as soluções que precisamos e estabelecer elos de comunicação. A mudança é um processo lento mas a união em prol do coletivo e a perserverança é que determinarão os resultados.

    Por isso, votamos sim e votamos consciente!

    Um abraço! E vamos com fé, acreditando na mudança!

    ResponderExcluir
  3. O voto é uma conquista, especialmente para nós mulheres e negros, mas, votar consciente para mim, é votar em alguém que acredito que irá fazer a diferença, independente do partido, não voto em legenda, voto em candidato, e, nenhum candidato do primeiro ou do segundo turno convenceu - me que tem competência e vontade de fazer diferente por Salvador. Resumindo, votei em branco em branco no primeiro turno e votarei em branco no segundo. Tenho direito a escolha, uma vez que as opções disponíveis não me convenceram.

    ResponderExcluir