quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Relatório da Reunião Rede de Mulheres no Quilombo do Tororó


Prezadas amigas e companheiras, 

Na última reunião da Rede de Mulheres realizada em 17/09/2010 no Quilombo do Tororó a discussão norteou-se no papel da Rede:
  • No controle das Políticas Públicas principalmente de Autonomia, Saúde, Educação e Políticas para Mulheres;
  • No enriquecimento da formas de comunicação entre o movimento de mulheres ativistas, o governo e a sociedade;
  • Como lidar com as divergências dentro do próprio movimento de mulheres, combater interesses individualistas ou essencialmente políticos que não são coletivos.
  • A Rede de Mulheres preocupa-se em se manter como um movimento de mulheres da sociedade civil, autônomo, que apóia todas as iniciativas e movimentos sociais que tem como objetivo beneficiar e empoderar mulheres negras e da periferia e a igualdade de direitos.
  • É muito  importante manifestarmos esta visão da Rede de Mulheres nas reuniões que comparecemos.
  • Outro ponto importante é que as representantes das organizações que fazem parte da Rede atuem e participem de forma homogênea para a sobrevivência e fortalecimento do movimento de mulheres.
A Rede de Mulheres tem se dedicado a advogar principalmente no Eixo 1 do Plano Estadual de Políticas para Mulheres:
Autonomia Econômica “eixo a ser discutido na Conferência, promove a autonomia econômica das mulheres garantindo igualdade de oportunidade e tratamento no mundo do trabalho, acesso a emprego, trabalho e renda e garantias trabalhistas no ciclo de desenvolvimento socioeconômico da cidade, fortalecendo sua contribuição à sustentabilidade e preservação do meio ambiente e da biodiversidade; Garantir formação profissional, etc”.
Políticas de Creches: “As creches são estratégias para autonomia das mulheres em várias dimensões, um direito constitucional da criança e um dever do Estado, devendo se implementadas em todos os bairros da cidade, especialmente os mais pobres. Dessa forma, onde surgem Creches, surge renda”.
  • Outro ponto importante da reunião foi o papel da Conferência de Políticas Públicas para Mulheres, pois já estamos na III Conferência, realizando a construção do III Plano de Políticas para Mulheres e as duas primeiras conferências não foram avaliadas. Qual o verdadeiro papel das Conferências?
  • Dessa forma faremos um ato (Manifesto de Controle Social), na terça e quarta-feira na plenária, com a seguinte faixa: “As Mulheres negras da Periferia exigem implantação efetivas de políticas públicas, com uma superintendente atuante”.

Participação da Rede de Mulheres na reunião que acontecerá no Ministério Público:
A Rede terá uma audiência com a Promotoria, para discutir a Políticas de Creches, principalmente nas comunidades que não tem creches. Nesta reunião levaremos uma lista das crianças de até cinco anos de idade de algumas comunidades inclusive do Quilombo do Tororó, que estão fora de creches por falta vagas ou de uma unidade próxima a sua casa. Os encaminhamentos que foram discutidos no Seminário de Políticas de Creches estão sendo realizados.

Eleições 2012:
A Rede de Mulheres precisa discutir uma posição política na eleições 2012, pretendemos promover conversas com vereadoras eleitas e outras mulheres para identificarmos representantes que tenham compromisso com a Política para Mulheres, incluindo a Política de Creches.

Seminário da Autonomia e Renda:
  • Será realizado em 2012 em parceria com a Secretaria do Trabalho e Renda
Próxima reunião da Rede:
- Terceiro sábado de outubro 15/10
- Local: em ambiente lúdico a ser confirmado
- Pauta: Planejamento Estratégico da Rede.

Tatiane Cerqueira
Estudante de Gênero e Diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário