terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Papel Social das Creches e a existência saudável das Creches Comunitárias


Relatório do Seminário de Políticas de Creche - Parte III





A luta pela existência da creche pública agrega muitos benefícios para toda a sociedade. Entre estes benefícios estão: a autonomia das mulheres, a garantia dos direitos das crianças a proteção, educação, segurança e saúde, a garantia dos direitos dos trabalhadores e principalmente o forte potencial de redução da pobreza, da desigualdade e consequentemente da violência. 

O argumento de que o momento mais oportuno de se quebrar o ciclo de pobreza e maximizar a saúde, a educação e o potencial econômico de uma pessoa é na infância já foi internacionalmente reconhecido  e nacionalmente confirmado pela Presidenta do Brasil Dilma Roussef: “A raiz da desigualdade está na creche. Nela, a criança de uma família de classe baixa ou média tem acesso a todo tipo de estímulo e alimentação de qualidade. Ter uma política de creche é ter uma política educacional, não é uma política pura e simples de assistência social”

Além disso, a importância de experiências e relacionamentos nos primeiros anos de vida para o aprimoramento do desenvolvimento humano e melhora da capacidade da criança de se tornar um adulto educado, socialmente saudável, e economicamente ativo já foi reconhecida por muitos políticos, profissionais, e lideranças governamentais.  



Seminário Política de Creches realizado em 22/07/2011
Apesar desses fortes benefícios para as crianças, para a sociedade e para o fortalecimento do bem mais precioso deste país, o capital humano, apenas recentemente a Política de Creches no Brasil começou a receber a atenção que todos nós brasileiros merecemos, ainda assim, estamos muito distantes do cenário ideal. No Brasil atualmente, apenas 16,91% das crianças de 0 a 3 anos frequentam esta etapa do ensino, similarmente após uma pesquisa que a Rede de Mulheres realizou em Salvador aproximadamente  16,57% do total de crianças de 0 a 4 anos frequentam creches (Link: Todos pela educação

As creches devem funcionar numa dimensão educativa, social e cultural para que possa favorecer o desenvolvimento pleno da criança, o seu direito à cidadania e realmente atender às demandas de pais, mães e comunidade. É necessário que na execução da Política de Creches, se estude as necessidades de seus usuários e profissionais da educação. Por exemplo, existe na sociedade demandas de funcionamento das creches no período noturno, nas férias e durante o carnaval. Que tipo de planejamento é preciso ser analisado para que estas demandas sejam atendidas ou eliminadas a longo prazo?  


Um outra demanda particular da comunidade é a existência saudável das Creches Comunitárias que surgem como um alternativa da própria população para tentar amenizar o problema de falta de vagas nas creches municipais e para a própria sobrevivência de muitas famílias. A comunidade demanda que o governo cumpra com o seu papel de parceiro e dê todo suporte necessário a existência de um ambiente físico, pedagógico e nutricional mínimo para um desenvolvimento pleno e saudável. A ausência de  discussão com a comunidade sobre a situação das Creches Comunitárias e a visível omissão sobre as condições nas quais parte de nossas crianças estão vivendo, mostra uma acomodação política e falta de seriedade no que se refere a saúde social de nossas crianças. A creche Comunitária porém não pode se transformar em uma responsabilidade a mais da comunidade, que já tem muitos outros problemas sociais dos quais se responsabiliza pela ausência do Munícipio e do Estado na consolidação de políticas públicas principalmente nas periferias da cidade.
 

Pesquisa realizada pela Rede de Mulheres em Junho de 2011
Desta forma, nós precisamos estar atentas a importante conquista que é a creche pública para o movimento social, na medida que garante o direito da mãe e pai trabalhador a ter seus filhos afastados da rua e em um lugar seguro, porém ela é principalmente um instrumento de forte inclusão cultural, social e racial da criança que em sua maioria é pobre e negra.  

O papel social da creche não está somente na possibilidade de produzir crianças que não são traficantes, trombadinhas, alcoólatras ou violentas, mas também na possibilidade de que crianças nascidas em ambientes desfavoráveis possam desenvolver suas potencialidades como sujeito e mudar seu destino marcado por uma exclusão histórica de seus antecessores. 
O sucesso de muitas crianças está em nossos mãos! Vamos discutir soluções efetivas para a execução da Política de Creches em Salvador dia 12/08/2012 às 8h na Faculdade Dom Pedro II. 
Um grande abraço a tod@s!! 
Muito Axé!!! 
 

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